Seguidores deste blog

sábado, 14 de novembro de 2009

A pronação

O meu pé direito com a maldita pronação




A pronação (movimento de rotação interna dos pés e pernas) é hoje em dia um dos maiores flagelos dos corredores, mais de 50% dos atletas é pronador em maior ou Menor grau, essa rotação medial (para dentro) excessiva provoca ou está relacionada com a maioria das lesões sofridas nos membros inferiores e costas, tais como a tendinite aquiliniana a dor iliotibial, o esporão do calcâneo, etc. Grande parte dos investimentos relacionados com a investigação efectuada na indústria do calçado desportivo são utilizados para estudo e compreensão da pronação e das possíveis formas de a compensar.

No entanto, um pronador hoje em dia pode continuar a correr como se nada fosse (ao contrario de antigamente, onde apenas os corredores «abençoados» biomecânicamente podiam correr) desde que tome as precauções adequadas, que precauções são essas?

Em primeiro lugar procurar sapatos que compensem essa rotação interna excessiva, com uma forma mais larga para oferecer maior estabilidade ou com sola intermédia de dupla densidade e/ou dispositivos anti-pronação ,a dupla densidade é apenas um bocado de espuma mais firme colocada do lado interno (medial) da sola intermedia dos sapatos para evitar que o pé rode em demasia para dentro.

Por vezes esta espuma com o tempo vai compactando e comprimindo devido aos impactos repetidos e à força exercida pelo pé do pronador, pelo que se aplica um reforço em T.P.U. (Termo Plástico Uretano, um plástico resistente) para estabilizar e evitar essa compactação rápida (ao mesmo tempo que compensa a rotação em excesso), qual dos dois é o melhor?

Depende do grau e da severidade da pronação, mas tanto uma como a outra (ou mesmo as duas combinadas) são tecnologias eficazes no combate à pronação .

Normalmente a espuma E.V.A. de dupla densidade Permite ao sapato que continue com uma excelente capacidade de resposta, no entanto não oferece um apoio tão grande pelo que não será recomendado para os pronadores mais severos.

Os dispositivos em T.P.U. Oferecem uma estabilidade e resistência à compactação muito elevada, no entanto tendem a não permitir tanta capacidade de resposta ao sapato, pelo que não será o ideal para os pronadores mais ligeiros.


(DISPOSITIVO ANTIPRONAÇÃO EM T.P.U.)



Em segundo lugar devemos procurar usar ortótoses (vulgarmente conhecidas por palmilhas ortopédicas)

As palmilhas ortopédicas são um toque de personalização.

No mundo em que vivemos o calçado é, (como tudo) fabricado em série, a palmilha ajuda a transformar um sapato em série num sapato personalizado às necessidades do pé que o calça.

A definição mais adequada para ortótose seria: “Dispositivo de apoio personalizado para o pé”.




(PÉ DA ESQUERDA COM PALMILHA ORTOPÉDICA)



Existem muitos tipos de palmilhas, desde as pré-moldadas até aquelas que são moldadas na loja usando os pés do atleta como molde, no entanto não há nada como serem moldadas por um profissional em medicina ortopédica.

Com este tipo de palmilhas temos a garantia que o pé se encontra bem apoiado e o eixo de transição da passada durante a corrida é o mais adequado, evitando deste modo os movimentos de rotação em excesso.




(ORTÓTOSE)



Finalmente devemos procurar uma boa acomodação, os pés dos pronadores também são conhecidos por pés hipermóveis o que significa que sob os impactos repetidos rodam e expandem em demasia, por essa razão devemos comprar os sapatos o mais folgado possível de forma a deixar espaço suficiente para essa expansão em excesso.

Um sapato para correr deverá ficar com uma folga igual à largura da unha do dedo polegar entre o dedo mais longo e o início da caixa dos dedos.

Seguindo estes conselhos básicos seremos capazes de evitar o flagelo das lesões e correr normalmente sem termos que nos lembrar constantemente dos nossos pés ou sapatos devido ao desconforto.

Aqui ficam alguns modelos de sapatos existentes no mercado adequados para pronadores:
Asics Gel Kayano

Asics Gel 2090

Asics Gel 1090

Adidas Supernova Control

Nike air Kantara

Nike air Struture Triax

Nike Air Perseus

New balance M715

New balance M817

Mizuno Wave Nirvana

Reebok Premier Road Plus

Autor do texto Paulo Silva

1 comentário:

  1. Li o seu comentário sobre pronação e como corro há 30 anos e trabalho com uma marca especializada de corrida com vários modelos para pronadores, permita-me que lhe indique a Mizuno, que tem os Wave Nirvana, Wave Inspire, Wave Nexus Wave Elixir e Wave Alchemy. Pode ir ao site www.mizuno.eu escolhhe o país Spain, calçado running linha de estabilidade. Estou ao dispôr em indoorzone@sapo.pt
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar