Seguidores deste blog

domingo, 4 de setembro de 2011

Embruman 2011 resumo

Foi no inicio de Janeiro deste ano que decidi que iria fazer o meu primeiro IM, ainda sem imaginar que iria ser logo este.

Depois de confirmar com a federação portuguesa de triatlo se realmente iria haver ou não um IM em Portugal em 2011 dissera-me que não.

Posto isto comecei a ponderar onde poderia ir mas sempre com muitas duvidas, Até que um dia almoçar com o amigo Chuva Vasco ele me disse porque não vais ao Embruman ?

E eu respondi mas para 1º não é muito duro ?!!! e ele diz não faz se bem. Depois de muitas perguntas de curiosidade como é óbvio afinal ele tinha sido o 2º português a terminar aquela prova em 2010, ele tranquilizou-me e acabei por ficar convencido.

Passado alguns dias ponho no meu blog que iria propor me a ir tentar cruzar a linha de meta no mais duro IM do mundo.

Começo então de forma muito progressiva os meus treinos aumentando a distancia mês após mês , vou fazendo algumas provas do calendário nacional para ajudar a desviar o pensamento no grande desafio.

No ultimo mês de Maio em São Jacinto vou fazer o meu 1º alfa IM para além disso a minha 1ª vez a fazer a meia maratona a correr. Correu bem 4h e 48m.

15 dias depois vou aos Pirenéus pelo 2º ano consecutivo fazer os 200km de bicicleta voltou a correr bem melhorei em praticamente 1h a menos em relação ao ano 2010 terminando com 7h e 30.

Ou seja já antes de ir aos Pirenéus e logo de seguida foram mais de 6 fim-de-semana seguidos a fazer uns treinos na companhia do amigo Chuva com uma média de 8h de montanha com alguns deles fazendo transição para corrida.

Claro ao fim de algum tempo lá voltou a minha lesão que já a quase 2 anos que não incomodava.

Depois de algumas secções de fisioterapia redução de volume e carga 3 semanas antes proponho me a mais uma injecção de bisco suplementação no joelho.

Antes de a tomar lembrei me não sei porque carga de água ir a net e por infiltração o que não tem nada a ver com visco suplementação e em simultâneo por coincidência estava ao telefone com o amigo chuva vasco quando passado algum tempo de estar a ver o vídeo que era de tal forma violento que fiquei mal disposto.

Quando me apercebo que estava a ficar com uma quebra de tensão disse lhe Já te ligo e rapidamente desligo o telefone, viro me para trás ainda sentado de frente ao computador e digo a Dulce estou mal disposto.

De seguida debruço-me para a frente para apoiar a cabeça suspensa nos joelhos. Assim que o faço desmaio e caio da cadeira para o chão directamente com a cabeça no chão.

Resultado um corte no sobreolho 5 pontos e um grande susto.

A menos de 20 dias da data da prova mais uma semana sem nadar lindo serviço.

Estavam as cartas todas jogadas para atenuar os azares que foram surgindo.

Depois de muita ansiedade e contar todos os dias que com o aproximar da data pareciam cada vez mais uma eternidade.

15 Agosto 2011 era o dia esperado, tinha previsto deitar me cedo na véspera da prova o que acabou por não acontecer porque fui mais o amigo chuva ao Col de Izoard para ver como seria o segmento de ciclismo. Depois foi o Pão que não aparecia para poder mos fazer as sandes de presunto, Etc.

Conclusão acabei por deitar me já próximo das 11h tendo previsto levantar me as 3h do dia seguinte.

Finalmente acordo e digo para mim chegou o grande e esperado dia, agora é que vão ser elas, chegamos ao parque de transição onde já tinha mos ido deixar a bicicleta no dia anterior e já lá estava o amigo Sica que soube depois por ele que foi dos primeiros a chegar.

Depois de alguns ajustes no parque para não esquecer de nada la fomos vestir o fato e ver como estava a água. Claro tudo isto completamente de noite, sorte a nossa que estava um luar bonito e agradável. Por incrível que parece não estava nada nervoso apenas tinha uma única duvida saio na frente ou no final? Como o chuva já me tinha dito que iria arrancar no final so faltava saber do sica e pergunto lhe quando responde diz-me que vai sair o mais a frente possível.

Foi o que precisava ouvir para me decidir, como eram cerca de 5h e 45 mandara-nos sair da água porque as mulheres iriam partir as 5h e 50 como tal quando fomos para a zona de partida acabamos por ter que ficar logo no inicio o que acabou por ser óptimo.

A sensação de começar a nadar sabendo que por detrás de mim estão quase 1000 atletas para partir com um spiquer a delirar todos aqueles flaches a disparar os acompanhantes a gritar bem era de arrepiar.

6h em poto mesmo na primeira linha, já espera ,soou a buzina e lá fui eu sem ver um cu apenas a guiar-me pelas toucas que eram brancas.

Algum tempo depois cerca de 20 minutos depois começa o dia a clarear o que foi um experiencia única no meio de tantos participantes e a ver o fundo do plano de água com uma transparência incrível.

59 Minutos depois lá saio eu da água algo sopreso com o meu tempo ainda olhei duas vezes para o relógio a ver se estaria a ver bem…

Uma transição normal e vou eu para onde já não poderia fazer o mesmo que fiz na natação onde podia dar tudo porque sabia que não tinha limitações.

Passado poucos km com um público fantástico apoiar aquela hora da manha aparece me o amigo sica onde fomos juntos até ao km 70 mais ou menos a conversar e apreciar a soberba paisagem naquelas que foram as mais bonitas montanhas por onde pedalei até hoje.

Depois de dizer ao sica segue que eu vou mais devagar passado algum tempo mais aparece o meu amigo chuva vasco ao que repito o mesmo vai no teu ritmo não abrandes, e assim foi depois lá continuei na minha jornada.

Depois de fazer provavelmente a subida que mais me custou que foi a ultima já junto a embrun para depois descer cerca de 3km até ao parque de transição.

Foi precisamente nesta ultima descida que uma sra vespa resolveu parar me em cima de um dedo da mão que levava no guiador numa zona onde não podia tirar as mãos do guiador sacudo rapidamente mas não saiu então ela da a 1ª picadela com o aproximar de uma curva não podia mesmo tirar a mão foi um ranger de dentes a suportar até poder sacudir a mão de novo, algo que quando fiz quase se deslocava a mão do pulso.

8h e 39 minutos depois chego de novo ao parque de transição para iniciar a corrida ao que me diz a Dulce, então o que aconteceu porque demoras te tanto ?

Nem respondi não valia a pena , agora sim uma transição um pouco demorada, cada vez mais o objectivo era cruzar a linha de meta.

Lá iniciei a minha primeira maratona ainda sem saber onde estava a meter, até ao km 18 tudo normal depois veio a minha lesão começar me a chatear onde acompanhou até ao final.

Ainda assim consegui correr num passo muito miúdo mas continuo até final demorando 15.08.57.

Foi realmente um prazer poder ter a minha filha a esposa e os amigos que já tinham terminado a prova a minha espera onde um culminar de emoção fala mais alto e recai um todo de recordações até chegar ali.

Terminei com a sensação de dever cumprido satisfeito e com vontade de repetir um dia.

No âmbito geral foi de todo o melhor evento que participei até hoje em todos os aspectos paisagem público organização enfim algo que só indo lá se pode perceber…

Quero antes de mais agradecer a minha esposa pelo apoio carinho e paciência que tem tido comigo ao longo destes anos.

Quero agradecer também a clinica de reabilitação da bairrada, ao dr Martel , ao dr Jorge Marques, a piscina municipal de oliveira do bairro em especial aos utentes que partilham o corredor de natação comigo.

E a todos os amigos e família que sempre acreditaram em mim e apoiaram desde o 1º dia.

Como já vou com mais 1400 palavras e reconheço que não tenho jeito para escrever vou decidir terminar o meu resumo onde poderia contar muito mais, mas se houver alguém com duvidas ou curiosidades é só escrever me que eu respondo.

Quero deixar um abraço ao amigo chuva vasco que ajudou a diluir os muitos treinos que fizemos juntos deixando me admirado com a sua performance. Não conheço ninguém que faça o que ele fez, com só 3 meses certos de treino voltou a embruman e ainda tirou 30 minutos ao ano anterior. Um bem-haja para ti amigo.





5 comentários:

  1. Amigo Jordão,os meus parabéns por esse feito,que tenho a certeza não será o único mas sim o primeiro.
    É preciso uma vontade de ferro para aos poucos e poucos ir construindo as bases para participar numa prova destas,contrariando todas as dificuldades que aparecem durante esse tempo.
    Os meus mais sinceros parabéns.

    José Mónica

    ResponderEliminar
  2. Campeão, és o maior.
    Andaste, andaste, teimaste, teimaste e lá tinhas de conseguir.
    Mais um obstáculo ultrapassado, mais um sonho realizado e o primeiro furo no cinto, daqui para a frente o cinto começa a encolher, assim o espero. Que este seja o primeiro de muito mais.

    Foi um prazer treinar contigo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigado amigo Monica.
    Realmente foram muitos os per-causos durante os últimos 3 meses mas com vontade de vencer e superar tudo se consegue.
    Amigo Chuva depois deste espero voltar a fazer realmente mais alguma coisa mas espero também que continues ao meu lado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Depois de ter estado contigo algumas semanas antes dessa prova e tu teres comentado que a ias fazer , sabendo dos problemas que o teu joelho te estava a dar ; pensei...este homem e louco.
    Mas e assim com determinação teimosia sacrifício e treinos claro que tudo se consegue. Tu sim és um verdadeiro guerreiro.
    Grande abraço

    PARABENS JORDAO

    ResponderEliminar
  5. Jordão, grandes provas de enorme espírito de sacrifício, mas também de tenacidade, perseverança e alguma loucura, pois claro, conseguiste dar com esta participação num dos triatlos mais difíceis que há no mundo. De tudo, há algo que me faz uma enorme confusão: nadar às escuras. :))
    Deixo-te a minha admiração. Forte abraço.

    ResponderEliminar